quinta-feira, março 02, 2006

Carnaval: sol, "mar", samba e "fraga"?

Ainda não foi dessa vez que passei o "maior espetáculo da Terra" em Salvador. Nem em Recife. Nem no Rio de Janeiro. Contentei-me a beira de um dos maiores espetáculos do homem: a barragem de Três Marias-MG, 8,7 vezes maior que a Baía da Guanabara, considerada o mar de Minas Gerais! Realmente impressionante e impactante! "Parece mar mesmo!" foi a primeira frase dita por mim.

Depois, as frases e os pensamentos sobre esse assunto foram os impactos ambientais que uma obra dessa magnitude provocou, por exemplo, na população sertaneja. "Porém (ai, porém)" não me aprofundei na questão, porque "há um caso diferente que marcou num breve tempo /Meu coração para sempre/Era dia de carnaval"! O sol estava a brilhar, a overdose deliciosa de DVDs de MPB estava só no início e as companhias hilárias mereciam descobertas humanísticas mais profundas!

Éramos em 2 jovens-adultas (eu e uma amiga), 5 jovens (a irmã da minha amiga, o dono da casa e mais dois amigos) e 2 casais muito,muito jovens (amigos do irmão do dono da casa,"fraga"?). Total= 11 pessoas em uma bela e espaçosa casa. Média de idade 20 anos!

1° Descoberta humanística- Depois de uma certa idade, misturar-se a jovens muito,muito jovens pode ser uma experiência no mínimo enriquedora de vocabulário, "fraga"? Um desses jovens muito jovens usava "fraga" como se fosse vírgula! Fiquei impressionada! O mocinho conversando com um outro e eu só ouvindo: eu tenho um amigo fraga? Que tem uma casa no bairro de Lourdes fraga? Em frente ao templo da Assembléia de Deus fraga? Conclusão: comecei a falar fraga sem sentir!

2° Descoberta humanística- Além da certeza que a rabugice da idade se inicia, perceber meninas jovens muito jovens usando seus atributos sedutores 24 HORAS POR DIA para qualquer coisa é muito triste! A começar pelas malas ENORMES dessas meninas ao simples charminho para pedir um leite com Nescau pro namorado! Conclusão: náusea total!

3° Descoberta humanística- O samba pode morrer! Como éramos a maioria de amantes da MPB, a trilha sonora do feriado foi maravilhosa! De DVDs de Paulinho da Viola na Portela ao Chico na Mangueira, passando pela Marisa Monte com a Velha Guarda da Portela, Caetano e Gil na Bahia! Cantados e dançados efusivamente pela ala "old" da casa! Conclusão: terça-feira foi de Jamiroquai -uma banda americana de música dançante- porque samba já tinha tocado demais e a platéia "children" clamava por uma música mais animada! Depois de Stones e U2 às vésperas do Carnaval, eu queria samba? "Fraga aí vei"...

Assim, antes de me despedir/deixo ao sambista mais novo o meu pedido final:
Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba pra gente sambar!!!!


PS. Se no ano que vem a ala old quiser me acompanhar no Carnaval em um daqueles destinos, será um prazer!
PS. Prometo uma foto no decorrer da semana.